Intervenção Comunitária ... (1) e Os Caminhos da Pobreza ... (2)

Intervenção Comunitária ... (1)  e Os Caminhos da Pobreza ... (2)
Marca:SCML
Referência:Campanha de Verão_PAC1
Disponibilidade:9
Autor(1) Maria Natália Nunes (coord.), Ana Maria Viana, Nuno Serra, Rogério Roque Amaro; (2) Alexandra Castro e Isabel Guerra (coord.)
  • 17,00€

  • IVA incluído à taxa legal

 (1)

 Ao longo do tempo, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa testemunhou os diferentes momentos de crescimento da capital, muitas vezes marcados por desigualdades, tanto sociais como urbanísticas. A posição institucional que ocupa na cidade conferiu-lhe, simultaneamente, grandes responsabilidades nos processos de inclusão e de construção das comunidades, sobretudo nos bairros mais desfavorecidos.

(2)

Estudo na área da pobreza, que aprofunda os perfis sociais dos utentes do Acolhimento Social da Santa Casa, iniciativa inserida numa estratégia de inovação e qualificação das respostas sociais da Misericórdia de Lisboa. “Quem são as pessoas que recorrem aos serviços de Acolhimento Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa? Porque procuram apoio e que tipos de resposta recebem? Qual a sua relação com o trabalho e com as várias linhas de resposta social? São pessoas que ficarão para sempre dependentes das ajudas sociais ou têm capacidade de autonomia? Este estudo responde a estas questões, pretendendo entender como as actuais dinâmicas da sociedade portuguesa reconfiguram as vivências da pobreza e questionando as actuais respostas disponíveis. Os resultados mostram a gravidade da situação de pobreza e exclusão social dos públicos atendidos que as políticas sociais, permitindo aliviar, não conseguem ultrapassar. Mostra também a necessidade de reforçar o papel determinante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, baseado no seu lugar ímpar, essencial e específico na rede de prestações sociais e no panorama da definição das políticas sociais em Portugal”. A presente publicação resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, o DINAMIA/CET - Centro de Estudos Territoriais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o CESS – Centro Estudos de Serviço Social e Sociologia da Universidade Católica Portuguesa.  

 


 

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom