Do Outro Lado: programa Intergerações | Intersituações ... (1); Renovar a Esperança (2)

Do Outro Lado: programa Intergerações | Intersituações ... (1); Renovar a Esperança (2)

Marca:SCML
Referência:Campanha de Verão_PAC10
Disponibilidade:10
AutorJoão Marrana, Paulo Antunes Ferreira, João Firme, João Gonçalves, Carla Rosa, Equipa Intergerações (1); João Marrana, Paulo Antunes Ferreira, Equipa Intergerações (2)
  • 6,00€

    -57%

  • 14,00€
  • IVA incluído à taxa legal
  • Promoção válida de 2019-06-01 a 2019-06-30.

 (1)

Perante a inexistência de dados rigorosos acerca das pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa, tornou-se pertinente e urgente efetuar um levantamento que permitisse a identificação real de toda essa população. Para além disso, o facto de este fenómeno não ser estático, de estar em constante mudança, tornava obsoletos os dados de referência anteriores. Nasceu, desta forma, o programa Intergerações | Intersituações de Exclusão e Vulnerabilidade Social, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que decorreu entre março e dezembro de 2013. A equipa do programa procurou resposta a várias perguntas. Quem são estas pessoas e quantas são aquelas que vivem na rua? Onde vivem e porquê? Quais são as suas redes de apoio? Quais são as suas fontes de rendimento? Quais são os seus problemas de saúde? Quais as suas expectativas face ao futuro? Os seus sonhos e objetivos?

 Neste livro, apresentam-se e interpretam-se os resultados do inquérito exaustivo realizado pela equipa Intergerações, bem como os das duas contagens realizadas, em 2013 e 2015, por várias equipas que percorreram em simultâneo toda a cidade de Lisboa. Narra-se ainda a preparação e desenvolvimento do trabalho e dá-se voz a algumas pessoas em situação de sem-abrigo, que aqui deixam o seu testemunho na primeira pessoa.

(2)

Face aos sucessivos relatos de situações de solidão extrema em que viviam diversos idosos na cidade de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criou o programa Intergerações. Este programa, um projeto pioneiro, teve por missão encontrar e sinalizar os casos de idosos isolados na cidade. No primeiro semestre de 2012 e no início de 2013, equipas de jovens calcorrearam todas as ruas de Lisboa, batendo às portas e tentando conhecer todas as caras que se escondiam por detrás delas. Um trabalho feito em colaboração com entidades e associações locais, polícia e mesmo comerciantes. O livro Renovar a Esperança é o relato da experiência vivida pelos jovens das equipas do programa Intergerações, bem como o balanço feito pelos responsáveis do projeto. São analisados os resultados dos inquéritos realizados às pessoas identificadas, permitindo um olhar global sobre a realidade dos idosos em situação de isolamento, mas também sobre as suas rotinas, atividades, relações sociais e maiores dificuldades. Esta análise é complementada pelos testemunhos, em primeira mão, das equipas que foram ao encontro dos idosos. Uma missão que visou, acima de tudo, "renovar a esperança" dessas pessoas. E cuja reflexão se apresenta neste livro.  

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom