O Tesouro de São Roque: um olhar sobre a Contra-Reforma

O Tesouro de São Roque: um olhar sobre a Contra-Reforma

Marca:SCML
Referência:9789898712646
Disponibilidade:9
AutorWilliam Telfer, M.A.
  • 10,00€

  • IVA incluído à taxa legal

“[...] a leitura deste texto proporciona um olhar histórico-crítico desapaixonado acerca do culto das relíquias, como este era entendido e rejeitado pelos Reformadores protestantes e o entendimento contrário defendido pela Igreja Católica na época áurea da Contra-Reforma, em que a Companhia de Jesus desempenhou um papel militante na defesa do seu culto, bem como na sua divulgação.”


António Meira Henriques, do Prefácio à versão portuguesa

 

O Tesouro de São Roque: um olhar sobre a Contra-Reforma constitui o estudo histórico mais completo que alguma vez se realizou sobre o conjunto de relíquias e relicários da Igreja de São Roque. A obra torna-se fundamental para a compreensão da proveniência das relíquias doadas à Companhia de Jesus, nos séculos XVI, XVII e XVIII, salientando em particular a avultada doação de D. João de Borja (1533-1606), filho de São Francisco de Borja, realizada em 1587, que, pela sua grandiosidade, distinguiria para sempre a primeira igreja jesuítica em Portugal. Qualquer trabalho subsequente sobre esta matéria deverá ter em conta este manancial de erudição, rigorosamente elaborado em 1932, por William Telfer, académico inglês da Universidade de Cambridge, editado pela Church Historical Society, em Londres, no mesmo ano.


A importância desta obra levou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a ponderar seriamente a sua tradução para português, tendo sido incumbido de a traduzir o poeta Fernando Pessoa, em 1933. Porém o falecimento do poeta e tradutor em 1935 gorou esta expectativa. Seguiu-se um longo silêncio de oito décadas em que permaneceu acessível apenas a raros especialistas. Em 2017, finalmente é editada a clássica obra de William Telfer em versão portuguesa, agora disponível a quantos se interessam pela preciosa coleção de relicários à guarda da Misericórdia de Lisboa.


Detalhes
Editor Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Ano de publicação 2017
Autor William Telfer, M.A.
Páginas 300; cor
Encadernação Capa mole

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom

Etiquetas: Cultura e Património