D. Leonor de Lancastre – Grande Senhora do Renascimento

D. Leonor de Lancastre – Grande Senhora do Renascimento
Referência:9729776032
Disponibilidade:30
  • 11,25€

  • IVA incluído à taxa legal

"Para além de ter instituído e organizado a Misericórdia de Lisboa, a Rainha D. Leonor fundou, dotou e organizou o Hospital das Caldas da Rainha, o convento da Madre de Deus em Xabregas, o Convento da Anunciada de Lisboa, a Igreja de Nossa Senhora da Merceana, as Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e sete merceeiras no Convento de S. Agostinho.
Do seu mecenatismo real beneficiou a cultura litúrgica religiosa, com edições tão esplêndidas como a da tradução da “Vita Christi”, de L. Cartusiano. O teatro nascente de Gil Vicente foi por ela tão entusiasmante amparado como o génio artístico do ourives que lavou a incomparável custódia de Belém e tantos outros seus contemporâneos, pintores, escultores, arquitectos e músicos.
A esta culta Rainha deve a tipografia e a literatura nacionais o mais alto e salutar dos impulsos, que preparou o ambiente intelectual do período das Descobertas.
No ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebra o V centenário da sua fundação, por D. Leonor, tem para nós um especial significado associarmo-nos à edição desta obra em sua homenagem."

Maria do Carmo Romão
Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
(Excerto do Prefácio)

Detalhes
Editor Ésquilo
Ano de publicação 1998
Autor Maria de Lourdes Amorim
Páginas 168

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom

Etiquetas: D. Leonor de Lencastre, Scml